Um bom filme de comédia/ação.
Dirigido pelo famoso roteirista de Máquina Mortífera, Shane Black, Dois caras legais leva o mesmo tom humorado, te fazendo lembrar dos filmes dos anos 80.
O roteiro, que também foi escrito pelo diretor, é bastante diferente e muito engraçado, que te faz lembrar gírias e costumes dos anos 70, lançando tudo isso pra você descaradamente. Um crime envolvendo uma atriz pornográfica dos anos 70 e dois detetives particulares, esse é o plot. Não vou contar mais pra não soltar spoilers.
Russell Crowe interpreta Healy, um homem bate nas pessoas em troca de dinheiro. Seu personagem é bastante calmo, minucioso e atencioso, sempre ligado nos detalhes. Não tem medo de apanhar e se diverte com uma confusão. Não tem pena nem de um rostinho bonito. Achei até bem parecido com o Riggs do Máquina mortífera. Crowe mesmo estando fora de forma, mostra que ainda sabe dar socos e chutes.
Ryan Gosling interpreta Holland March, um detetive particular, pai separado, muito atrapalhado, beberrão e descuidado. Diferente da maioria dos filmes em que Gosling trabalha, nesse ele é quase que um alívio cômico, sempre causando risadas com suas atrapalhadas ideias. Ele tem medo de brigar, de sangue e até de sua filha. Esse filme prova o quão ator ele é, pois consegue ser versátil, atuando como galã, como um cara sério ( DRIVE) e como um cara engraçado.
Angourie Rice interpreta Holly March, filha de Holland. Cara! O que é essa atriz? Digamos que ela é essencial para o filme rolar. É visível que uma jovem atriz não se intimidou ao atuar junto com dois grandes atores, ela estava sempre muito confortável e confiante. Muito inteligente, destemida e séria, Holly se mete na investigação para ajudar seu pai, pois ela sabe que ele é o pior detetive do mundo. Achei até um pouco forte da parte do filme pois a garota de 14 anos fala de sexo, drogas e armas, mas isso era uma realidade nos anos 70 em Los Angeles.
O trio se encaixou tão bem que acredito que logo existirá uma sequencia.
A fotografia do filme é muito bem feita, bastante amarelada que acaba deixando o vermelho mais vivo e o sol mais intenso, faz lembrar dos filmes de película daquela época. Muitas cores e bem contrastadas.
O filme é divertido, tem bastante ação e um roteiro muito legal.
Nota 8.5