[Crítica] Batman vs Superman

Batman-Vs-Superman-poster-24Jan2016

Humano vs Alien. Vamos falar sobre o tão esperado…

Um filme bastante aguardado, acredito que desde o lançamento de Eu Sou a Lenda, que continha uma cena de Will Smith caminhando pela abandonada Times Square e logo atrás aparecia um pôster de Batman vs Superman. Sim, pode procurar no google sobre essa cena que você vai encontrar e olha que Eu Sou a Lenda é de 2007. Demorou mas chegou!

Eu particularmente não gosto de filmes de super herói mas não posso puxar para esse lado, pois a crítica é sobre o filme e não sobre os super heróis. Então vamos falar do filme!

Dirigido por Zack Snyder que é famoso por ter dirigido 300 e O Homem de Aço, é um diretor com poucos filmes mas um grande currículo e gosta sempre de deixar clara sua assinatura em seus filmes, como fotografia muito contrastada, escura e com cores bastante saturadas, também uma grande quantidade de slow motions(câmera lenta) e a ação muito próxima a câmera, que é uma das características que eu menos gosto. Essas assinaturas estão em todos os filmes dirigidos por ele e até alguns que ele produziu. Do meu ponto de vista, Zack ainda está se encontrando no cinema pois as cenas de ação ainda estão confusas. Não gostei da forma em que a ação porradeira foi usada em Batman vs Superman e O Homem de Aço. Aquela porradaria toda em frente a câmera e depois um soco que faz o personagem voar dez prédios me deixa desanimado pela perda de detalhes que a cena pode ter. Particularmente eu não gosto.

Ben Afleck. Ao contrário de que todos achavam ( pra variar, o povo da internet é sempre mimimi com atores novos em personagens antigos) ele está ótimo. Acho que é muito mais batman do que Christian Bale na franquia de Noland. Ben Afleck consegue passar muito mais um batman complexado do que Bale e também menos boçal. O Batman de Ben é mais arrojado, mais forte, bem mais sério. Gosto da forma em que a vingança fica aparente em seu rosto. O novo traje ficou muito interessante quando usado nas missões de pancadaria com pessoas, agora a roupa de aço ficou bastante exagerada e não parece dar a uma pessoa tamanha proteção e agilidade. O novo batman ficaria bastante legal na franquia de Noland.

Henry Cavill está bastante igual ao Homem de Aço e acredito que ele é o melhor Superman de todos, sem desmerecer Christopher Reeve, pois aquela época era bastante diferente. Acho que Cavill consegue ser muito carismático atuando como Superman e isso é bastante importante para o herói que veio do espaço e é tratado como um Deus. Um Deus precisa ter carisma e nessa parte ele é bastante pontual. Uma parte que já me incomodou no filme anterior é o excesso de músculos, sendo que Superman é um ser de outro planeta. Acho que o motivo é que estamos na época da vida saudável.

Jesse Eisenberg ficou um tanto cômico como Lex Luthor. Eu não conheço muito bem a estória dele mas achei legal seu sarcasmo e poder. Gosto muito dele como ator mas esperava um pouco mais do personagem. Poucas cenas e umas das mais legais é a ultima.Como disse meu amigo Juliano Onofre, ele parece mais o coringa do que Lex.

Vamos falar do filme sem spoilers!

Melhor do que eu esperava! Sim! O filme tem um começo, meio e fim atraentes e que se encaixam bem direito com o plot. Como todos podem ver, a mulher maravilha aparece e essa foi a parte que eu achei ruim. Não sou machista, mas uma mulher com um escudo e uma espada lutando é bastante estranho. Talvez expliquem a aparição dela em um outro filme. Temos algumas revelações nesse filme e não posso contar aqui, se não você vai querer me matar, mas são um tanto legais para os fãs de quadrinhos. Mais heróis estão por vir. Um outro ponto que não gostei e que é igual ao Homem de Aço são as lutas onde se derrubam prédios que provavelmente estão repletos de pessoas e que ninguém da bola para isso.

3D convertido é melhor do que eu esperava, mas ainda assim não vale o preço. Poucas cenas possuem efeitos 3d como o início onde aparece neve. Acho que a técnica da Warner foi caprichar no 3d no início e depois deixar quieto.

Hans Zimmer fez a trilha sonora parecida com a do Homem de Aço e acho que ele esqueceu do Batman. Não é perceptível nenhum arranjo focado no homem morcego.

Um filme legal onde existe bastante ação mas longe de ser o melhor filme do Batman. Ninguém muda minha idéia do batman sombrio de Burton. O primeiro e segundo filme, é claro!

Nota 7.5

 

 

Deixe um comentário

