[Crítica] O Regresso

O-Regresso-poster

Um filme bastante polêmico! Vamos falar de O Regresso!

Muito bem, esse filme é dirigido por Alejandro Gonzalez, mesmo diretor do último ganhador do OSCARS de melhor filme, BIRDMAN. Posso dizer que O Regresso é bastante semelhante a BRIDMAN ao olhar pelo lado cinematográfico, onde é facilmente percebido os longos planos de cena, onde as vezes ficamos 15 segundos sem corte e também enquadramentos muito originais e diferentes dos filmes hollywoodianos.

Se criticarmos o filme, reparando aspectos cinematográficos, podemos dizer que o mesmo é quase perfeito. Fotografia maravilhosa, enquadramentos perfeitos tudo muito bem planejado, mas olhando para o aspecto popular, onde uma pessoa que não entende de filme opina, podemos dizer que o filme pode ser muitas vezes bastante chato, pelo fato de ser quase como uma obra de arte, onde as pessoas olham para o quadro e não entendem nada, assim julgando uma porcaria. Esse filme é uma obra de artes como um quadro, no qual a pessoa que não entende cinema e não faz questão de entender, pode achar um filme chato e sem continuidade, mas as pessoas que são amantes de cinema, entendem e por muitas vezes praticam, vão se surpreender a cada corte de câmera.

Roteiro, que é um aspecto que praticamente todo mundo pode opinar, pelo fato de qualquer pessoa já ter ouvido ou lido uma estória na vida. O roteiro foi adaptado de uma história verídica que foi contada através de um livro que conta sobre um homem que trabalhava na caça e comércio de peles, enfrenta um urso e acaba se ferindo muito, atrasando assim a viagem de seus amigos e assim, acaba sendo deixado para trás. O roteiro é fraco e não muito interessante, poucas falas e as que existem, que poderiam ser mais elaboradas não passam de simples diálogos. O filme acaba sendo contato todo através da interpretação do ator. E que ator!

Fotografia! A fotografia desse filme é de cair o queixo. Detalhes da produção do filme contaram que não existiu nenhuma luz artificial e sim, somente a luz do sol e da lua. Nove meses de gravação devido ao planeamento de captar a melhor luz possível. Cada plano é um wallpaper para colocar na tela do seu televisor 4k. Lindo! O diretor ainda nos provoca deixando vários planos de paisagens de tirar o folego.

A equipe de filmagem tinha seu próprio meteorologista para que fosse possível prever dias de luz, pois as filmagens sempre foram em locais selvagens. As locações foram Canadá, Argentina, Estados Unidos e México.

Uma avalanche de verdade foi feita para o filme. Os únicos efeitos gráficos (GCI) foram dos animais como ursos e lobos.

Leonardo Dicaprio! Sim ele, que está concorrendo pela quinta vez ao Oscar como melhor ator e acredito que será dessa vez. Ele está muito bem no filme. Sua atuação é digna pois poucos atores se submeteriam a filmar em tais condições. Ele inclusive comeu fígado de boi crú para a cena parecer mais real. Não tenho nada a reclamar de sua interpretação como Hugh Glass. Essa é a sua segunda melhor performance, pois a primeira ainda é em Gilbert Grape.

Tom Hardy que faz papel de vilão no filme também está muito convincente e ele soube bem atuar como um cara falso e sem caráter.

Resumindo o filme é muito bom, muito sangrento e as vezes parece que estamos assistindo um episódio de bear grylls, pois muita gente come muita carne crua e as cenas são tão bem feitas que chega a ser nojento. O filme também é bastante demorado, 156min. O início é legal e com muita ação, a metade é chata e muito parada, mostra a recuperação de Glass e o final não é muito surpreendente. Digno de concorrer a melhor filme e talvez ganhar por faltar concorrentes. Mas longe de ser um dos melhores filmes do ano.

Nota 8.0

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s